Guilherme Carlos Lassance dos Santos Abreu

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Departamento:

Gabinete do Diretor/FAU

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-0160-4100


Formação:
  • Université de Nantes

    Sciences Option Architecture | Doutorado | 1994 - 1998
  • Ecole D'architecture de Nantes

    Ambiances Architecturales et Urbaines (DEA) | Mestrado | 1993 - 1994
  • Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de Toulouse

    Architecture, Ambiances, Energie (CEAA) | Especialização | 1992 - 1993
  • Ecole Nationale Supérieure d'Architecture de Toulouse

    Arquitetura (Architecte Dplg) | Graduação | 1987 - 1992
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(50.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Referencial de cidade e ensino: uma revisão necessária 10.15446/bitacora.v33n1.104538 2023
Brasília e a possibilidade de um urbanismo não utópico 10.24220/2318-0919v19e2022a5273 2022
Vicissitudes da liberdade disciplinar: contribuições para uma discussão crítica sobre o ensino do projeto de arquitetura 10.51924/revthesis.2021.v6.242 2021
Consequências não-digitais do meio digital para o ensino de projeto 10.4237/virus 2020
Is the Right to Mobility a Right to the City? Examining a Well-Accepted Planning Paradigm 10.17265/1934-7359/2020.11.003 2020
Lecciones transformadoras: Elementos para otra lectura de Brasilia 10.22320/07196466.2019.37.055.03 2019
Live-work Tactics in the Suburban House and their Effects on Public Spaces in the Peripheral Neighbourhoods of Rio de Janeiro 10.32891/jps.v4i2.1205 2019
From first-aid to second thoughts: design teaching views on informal neighborhoods. 2017
Teaching Architecture through Design References: The Contribution of Brazilian Journals in the Publication of Visitable Architectures 10.17265/1934-7359/2017.09.008 2017
Sobre a oportunidade de um legado olímpico para o Rio 2017
Prática profissional em ambiente acadêmico: associando ensino, pesquisa e extensão. 2013
Reviewing Design References with Diagrams: A Metropolitan Performance Assessment Perspective 10.17265/1934-7359/2013.02.009 2013
Condição metropolitana: arquitetura e cidade contemporânea no Rio de Janeiro 10.24220/2318-0919v10n2a2141 2013
Brasilia: between the visible and the invisible 2011
Análise gráfica, uma questão de síntese. A hermenêutica no ateliê de projeto 2011
O bequinho e a fita: análise de dados vs. exploração formal 10.11606/issn.2317-2762.v18i30p154-167 2011
Os mundos da luz na arquitetura 2010
Antigos subúrbios, novas periferias: a questão territorial do projeto 2010
Revisiting Brasilia 2010
Do ambulatório ao laboratório: uma perspectiva para o ensino de projeto 2009
Transições entre os planos conceitual e material da concepção arquitetônica em Louis Kahn 2008
METODOLOGIA DA CONCEPÇÃO ARQUITETÔNICA CONTEMPORÂNEA: O CASO DO GRUPO NOX 10.4237/gtp.v3i2.61 2008
Da análise às intenções do projeto: conceitos para o processo de concepção da paisagem 10.11606/issn.2359-5361.v0i23p10-19 2007
Muitos personagens em busca de um conceito: certezas, dúvidas e reflexões sobre o novo currículo da FAU-UFRJ 2006
Conceitos como 'ponte' entre análise e projeto 2006
Les configurations référentielles : outil conceptuel du projet d'ambiance 1998
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
The Efficiency of Inefficiency: Local Urban Development and Mobility Offer 2019
O tecido urbano de malha ortogonal no contexto Amazônico: o caso da cidade de Macapá ? Amapá. 2019
Teaching Green Urbanism to Architects in Developing World Countries: Assessment of Global Solutions to Local Contexts 2019
A narrativa paranóica como meio de investigação sobre a cidade contemporânea e construção de novos repertórios de projeto 2019
Hybrid Live-Work Architecture in Brazil: A Research on the Peripheral Neighborhoods of Rio de Janeiro 2017
Da composição de agendas no ensino de projeto 2016
Exploring alternatives for the redevelopment of peri-central neighborhoods in Rio de Janeiro: an urban design teaching perspective 2016
Towards a polycentric city: the opportunity of an olympic legacy for Rio de Janeiro 2016
Pós-arquitetura da metrópole contemporânea e a redefinição do autor em Rem Koolhaas 2014
Sobre os modos de representação do projeto urbano. Relato de uma experiência pedagógica 2014
Metropolitan Architecture: the hidden design lessons 2012
Architecture and its presence in the contemporary metropolis: reviewing design precedents 2012
Transcendendo o objeto: a arquitetura e sua presença na metrópole contemporânea 2012
O workshop como plataforma para uma reflexão sobre ensino de projeto 2012
Reviewing design references with diagrams 2012
Unveilling Hidden Lessons in Our Cities: On The Role Mobile Media Can Have in Architectural and Urban Design Education 2012
Dialogue between Brasilia and Brussels 2012
Teaching structural systems to novice architecture students through modeling and design representation techniques 2011
The sensitive tower. Architectural and urban design education faced with fragile metropolitan ecologies 2011
Prática profissional em ambiente acadêmico: associando ensino, pesquisa e extensão 2011
The teaching of architectural form as a hermeneutic problem 2011
O enunciado como regra e demanda hermenêutica. Uma experiência pedagógica baseada no 9SG 2011
Contemporary metropolitan conditions: an international design studio experience 2010
An integrated experience of building design: on the educational and scientific role of a professional practice in the academic environment 2010
Contemporary Metropolitan Conditions: new challenges for design education 2010
Arquiteturas 'made in Rio': uma releitura contemporânea 2010
O diagrama da centralidade 2010
O atelier integrado: potencialidades e limitações para a transformação do ensino de arquitetura 2009
A pertinência do impertinente: um olhar inusitado sobre a concepção arquitetônica 2009
Du projet dans l?analyse : la question des intentions d?ambiance dans l?enseignement du paysage 2008
Que referências para a arquitetura hoje? 2007
Da análise às intenções de projeto: conceitos para o processo de concepção da paisagem 2006
O projeto como argumento: consequências para o ensino e para a pesquisa em arquitetura 2005
Por uma arquitetura negociada 2005
O projeto como argumento: consequências para o ensino e para a pesquisa em arquitetura 2005
Environmental design strategies for shopping centres in tropical metropolitan areas 2004
Morfologia Ambiental: Uma perspectiva para o ensino do projeto paisagistico. 2004
Environmental Qualities of the End-of-Millenium Architecture 2003
Des cibles aux intentions: penser les rapports entre qualité architecturale et qualité environnementale 2003
Critical Thinking as a support to approach sustainability issues in the design studio 2003
Ensinando a problematizar o projeto ou como lidar com a caixa preta da concepção arquitetônica 2003
Ensinando a problematizar o projeto ou como lidar com a caixa preta da concepção arquitetônica 2003
Vitrine Comercial Vitrine do Rio 2003
Environmental Qualities of the End-of-Millenium Architecture 2003
From environmental targets to architectural intentions : the need for shareable concepts 2002
Audience : a distance learning system for architects oriented to the environmental control of buildings 2000
A pre-design aid strategy for architectural daylighting 1999
Façons de voir, façons de concevoir : un système d'information adapté aux phases amont de la conception 1999
Connecting environmental knowledge to architectural culture 1998
Simulacre et simulation 1998
On the use of environmental knowledge in the design process 1997
Drawing out daylighting intentions, forms and devices from architectural precedents 1996
La lecture des ambiances de référence 1996
Les procédures référentielles et leur rôle dans la conception des ambiances lumineuses 1995
Lumière naturelle et composition architecturale 1994
Publicações:
Minha Rede: