lepesufrj@gmail.com
(21)2295-3246
Faculdade de Educação
Sociologia da Educação
2019-09-30 13:40:09
Atividade:
O Laboratório pretende se debruçar sobre o problema das desigualdades de oportunidades educacionais no ensino superior e sobre a inserção profissional dos egressos deste nível de ensino. Essas são questões clássicas do campo da Sociologia da Educação e dos diálogos e confrontos estabelecidos entre esta disciplina e outras, tais como a Sociologia do Trabalho, a Sociologia Econômica e a Economia da Educação. Desde meados do século XX grande parte da produção no campo da Sociologia da Educação tem se concentrado em discussões e análises sobre acesso, continuidade e conclusão dos estudos. Ao observar as características da educação superior no Brasil e, também, em perspectiva comparada, o Laboratório irá debruçar-se sobre diferentes momentos da trajetória dos estudantes neste nível de ensino, inclusive levando em conta as questões relativas ao acesso à educação superior e sua articulação com a educação básica - e o ensino médio em particular - e com a educação técnica profissional de nível médio. Outra linha de trabalho do LEPES, esta mais específica, pretende atuar no campo dos estudos que relacionam relações raciais e educação (superior), incluindo análises sobre o fenômeno da re/produção das desigualdades raciais neste nível de ensino; os avanços e limites das políticas de ação afirmativa para estudantes pretos, pardos e indígenas no ensino superior; a existência de práticas discriminatórias no ambiente universitário (muitas vezes dificultando a plena inserção institucional e social de estudantes afrodescendentes); os processos em curso e os desafios relacionados para a formação de professores destinados a atuar no ensino de História e Cultura Afro-Brasileira na educação básica; os avanços e as dificuldades relacionadas à ampliação de estudos sobre negros no ensino superior, entre outras questões.
Palavras-chave:
Responsáveis:
ID Lattes | Nome | Atualização |
---|---|---|
9066311393158506 | Rosana Rodrigues Heringer | 2024-07-02 20:32:03 |